Desafio Literário 2013

Para começar a categoria livros, resolvi falar do Desafio Literário que decidi fazer esse ano (dá para saber mais sobre ele aqui). Cada mês um tema, então cada mês pelo menos um livro lido. Tenho lido pelo menos três, mas adoro a ideia de desafio onde você tem que seguir um tema e sair um pouco da zona de conforto.
Não que eu tenha muito uma zona de conforto literária, não gosto de auto-ajuda e de poemas, e de resto ando lendo tudo. Já tive muito preconceito com livros, foi muito bom quando me libertei (hehe).

Nesse post ainda não vou fazer uma resenha dos livros que já li, mas sim o que pretendo ler e os temas de cada mês. Tem alguns meses que ainda não faço ideia do livro então depois vou atualizando.

Janeiro - Tema livre

 

Para aproveitar o tempo junto da família e dos amigos com muita leitura, o tema é livre! Aproveitem para escolher obras que, por algum motivo, não foram lidas no ano que se foi. Releituras não valem, pois o propósito maior do DL é desencalhar os livros daquela lista básica de leituras pendentes – que não para de crescer nunca.
Livro escolhido: Toda Sua - Sylvia Day


Fevereiro - Livros que nos façam rir


No mês da alegria e da folia, está valendo quaisquer obras que despertem o riso pela comicidade presente no enredo.
Livro escolhido: A Garota Americana - Meg Cabot



 

Março - Animais protagonistas

 

Após as festas de fim de ano e o carnaval, quando a vida é retomada de fato, devemos ler obras cujos personagens protagonistas são os animais. Vale dizer que eles podem até compartilhar a posição de personagem principal com outros personagens humanos, mas nunca estando em menor destaque.
Livro escolhido: A Teia de Charlotte - E. B. White






Abril - Uma ou mais das quatro estações no título


Se a tendência é Outono/Inverno ou Primavera/Verão, não importa. A moda da vez é ler obras que contenham no título uma ou mais das quatro estações do ano.
Livro escolhido: Ainda não escolhi

Maio - Livros citados em filmes


Literatura e Cinema são tão intrínsecos! Para quem é cinéfilo, não será tão difícil escolher as obras citadas em filmes; para quem não o é não há motivo para preocupação. Nossa equipe irá preparar uma lista especial para atender aos objetivos não só deste mês como também de todo DL.
Livro escolhido: Orgulho e Preconceito - Jane Austen





Junho - Romance Psicológico


No Brasil, o romance psicológico mais famoso é Dom Casmurro, de Machado de Assis. Até hoje, paira dúvida se Capitu traiu Bentinho. Este gênero literário, portanto, caracteriza-se por ressaltar a mente humana. O meio ambiente em que se passa a história é irrelevante se comparado ao pensamento e ao comportamento dos personagens, cuja intimidade é revelada pelo agir e sentir.
Livro escolhido: Ainda não escolhi

Julho - Cor ou cores no título


Férias é tudo de bom para quem pode! Pena que o tempo no inverno é acinzentado, né? Então aproveitem o tempo livre embaixo do edredom e com muita leitura. Neste mês só está valendo obras que contenha no título cor ou cores.
Livro escolhido: Ainda não escolhi 

Agosto - Vingança


A vingança é o ato de agir contra uma pessoa em resposta ao que ela tenha feito de prejudicial, de modo que ela sinta na pele o que se passou e que não repita mais a ação nociva. É o famoso “Olho por olho, dente por dente”. Neste mês, devemos nos deliciar com obras cuja trama seja a da vingança.
Livro escolhido: Ainda não escolhi 

Setembro - Autores Portugueses Contemporâneos


O ícone maior da literatura portuguesa é, sem dúvida, José Saramago – o único a receber o Prêmio Nobel. Mas que tal descobrirmos outros talentos literários de Portugal? Neste mês, então, devemos ler obras de autores portugueses contemporâneos. Com certeza, haverá grandes revelações literárias!
Livro escolhido: Ainda não escolhi 

Outubro - Histórias de superação


Quem sobrevive a grandes tragédias ou a graves doenças, comumente, relata sua experiência de superação, através da luta e da fé, pelos meios de comunicação locais, regionais, nacionais e internacionais. Neste mês, devemos ler histórias de superação – sejam reais ou fictícias e aproveitá-las como lições para toda a vida.
Livro escolhido: Ainda não escolhi 

Novembro - Livros que foram banidos


A leitura é tão importante para a formação do ser humano que, em vários momentos da história, determinados livros foram banidos por serem considerados, pelas autoridades, inadequados à população – que poderia ser subvertida por meio da leitura. Em novembro, que tal ler livros que foram banidos?
Livro escolhido: Ainda não escolhi 

Dezembro - Natal


O ano passou voando! Para desacelerar o passo, devemos ler obras que falem do Natal – a época mais fraterna do ano. Entre um capítulo e outro, não se esqueçam de: montar o pinheiro, decorar a casa, comprar presentes, organizar o amigo secreto, preparar o cardápio e desejar FELIZ NATAL a todos! 
Livro escolhido: Ainda não escolhi



Resumindo o post todo, ainda não escolhi nenhum livro só os que já chegou o mês! Assim que eu for postando sobre os livros e/ou decidindo qual eu escolhi, venho aqui atualizando.

Beijos! 


Atualização: 05/03 - Livros de março e maio

Nenhum comentário:

Postar um comentário